Sabores, cheiros e texturas que, quando combinados, dançam com os seus sentidos e proporcionam momentos únicos. Você pode viver essa experiência singular ao degustar tudo que a comida cearense pode lhe oferecer.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, gastronomia não se restringe ao escargot ou ao caviar. É sobre utilizar o que a região tem a oferecer e elevar ao máximo o nível de experiência gastronômica.
Ao utilizar técnicas tradicionais e contemporâneas, os chefs da gastronomia conseguem não só resgatar toda a essência do Ceará, como também adicionar a sofisticação que faz toda a diferença. Cada porção é milimetricamente pensada e todos os alimentos são respeitados.
Portanto, com essas técnicas especializadas que afloram novos sabores, todo alimento tem espaço. Quer saber o que a comida cearense tem de melhor? Nos acompanhe nessa jornada.
De onde veio a influência da comida cearense?
No Ceará, a principal influência presente na gastronomia cearense é indígena, desde os alimentos escolhidos até o modo de preparo em muitos casos.
O pesquisador Oswald Barroso, Doutor em Sociologia pela Universidade do Ceará, descreveu no artigo “A Culinária Cearense” que:
“Os costumes indígenas deixaram marcas profundas na nossa população cabocla, que ainda hoje usa técnicas de seus antepassados, como, por exemplo, o tratamento das comidas assadas e moqueadas.”
São muitos os alimentos marcantes na comida cearense, como peixes, mandioca, coco, feijão, caju, diversos tipos de farinha e frutos-do-mar em geral.
Portanto, o Ceará é um estado repleto de sabores e culturas, onde você encontra diversas receitas exclusivas que remetem a toda história do povo cearense.
Onde experimentar a gastronomia cearense?
Agora que você sabe que a comida cearense é rica em todos os sentidos, chegou o momento de escolher uma boa experiência gastronômica. Mas afinal, o que define uma boa experiência?
É claro que o sabor tem grande peso na hora de definir uma refeição como excelente, mas a gastronomia cearense é capaz de aflorar os outros sentidos do corpo.
As apresentações pensadas sob medida, os aromas únicos da região e os preparos tradicionalmente cearenses — com a sofisticação da cozinha internacional — fazem um único prato gerar diversas sensações.
Então, onde encontrar tudo isso em um só lugar?
Conheça a Rede Carmel Hotéis
Na Rede Carmel Hotéis você pode vivenciar uma experiência exclusiva quando o assunto é a gastronomia do Ceará.
Aqui você encontra um cardápio genuinamente cearense, mas também plural, com influências portuguesas, francesas, italianas e espanholas.
Com chefs renomados, a cozinha da Rede Carmel Hotéis explora as riquezas dos produtos locais com o objetivo de entregar sabores regionais combinados ao alto padrão da gastronomia internacional, priorizando ingredientes orgânicos e da estação.
Pratos do Carmel Hotéis que exaltam a gastronomia cearense e mais
Carmel Taíba
1. Releitura do Baião de Dois
Não dá para falar da comida cearense sem falar dele, não é verdade? A Releitura do Baião de Dois é um grande destaque da casa.
Trata-se de uma releitura do tradicional Baião de Dois cearense, preparado com um cremoso arroz arbóreo, feijão verde, carne seca e queijo coalho.
2. Pescado Rústico
O Pescado Rústico proporciona uma vivência na cultura local completa, pois além do sabor cearense, o prato preserva as tradições de preparo e valoriza uma receita ensinada há gerações no Ceará.alta
Preparado por um pescador da comunidade sobre a areia, o Peixe Rústico é feito na brasa de coco seco. Você pode acompanhar tudo de perto enquanto escuta histórias do Ceará. Uma forma maravilhosa de se conectar com as tradições da região.
3. Folhado de Carne do Sol
Folhado de carne do sol desfiada, preparada na manteiga de garrafa com queijo coalho, melaço de cana e cebola caramelizada.
Um único petisco que abraça diversos ingredientes do Ceará.
4. Casquinha de Caranguejo
Carne de Caranguejo cremosa e farofa de banana servidas no coco.
Para quem deseja ampliar a experiência com um dos crustáceos mais famosos da região, precisa conhecer a tradicional “Quinta do Caranguejo”, dia da semana dedicado ao consumo deste crustáceo, no Carmel Taíba.
Viva a tradição das noites de quinta-feira ao som do Trio Nordestino para deixar o clima ainda mais agradável.
5. Bacalhau ao Coco Gratinado
Um dos frutos mais tradicionais do Ceará precisava estar presente no cardápio. Este prato conta com lascas de bacalhau confitado, batatas fatiadas, cebola e pimentão confit, salsa, ovo cozido e gratinado com molho de nata e coco ralado.
6. Lagosta ao Molho de Alcaparras
Lagosta preparada com um toque cearense especial proporcionado pelos sabores da castanha de caju, acompanhada de arroz negro cremoso, ervas e alcaparras.
7. Fettuccine com Frutos do Mar
Aqui você também encontra a harmonia da Itália com os sabores cearenses. O fettuccine é uma massa fresca artesanal de tinta de lula cozida ao dente com camarão, tentáculos de polvo, lula e mexilhões refogados no azeite, finalizados com folhas de manjericão e salsa.
8. Filé de Robalo com Salada de Quinoa
Mais um clássico regional, o prato conta com um filé de robalo grelhado, acompanhado de purê de banana, salada de quinoa e creme de açafrão.
Menu Degustação
Se você quiser experimentar de tudo um pouco, no Carmel Taíba e Carmel Charme você encontra o nosso Menu Degustação.
Separados em 8 tempos que unem a cozinha contemporânea com o regionalismo, no Menu Degustação você mergulha nos sabores do Ceará em um jantar de muitas surpresas gastronômicas.
Carmel Charme
1. Polvo com Arroz Negro
Polvo grelhado com arroz negro cremoso e molho a base de tomate cereja, páprica defumada e vinho branco.
Um prato requintado e com bastante sabor, reproduzido em restaurantes renomados do Brasil.
2. Salmão com Aligot
Salmão grelhado, com molho de tomate cereja e azeitonas pretas, servido aligot de batata baroa.
A união perfeita da maciez do salmão com a cremosidade do aligot.
3. Risoto de Cogumelos Vegano
Risoto feito com arroz arbóreo, cogumelos shimeji e vinho tinto.
Uma opção muito saborosa para os veganos. Um verdadeiro “must try”.
4. Ossobuco de cordeiro
Ossobuco de cordeiro assado em baixa temperatura ao molho roti acompanhado de risoto de açafrão e tomate seco.
5. Sorvetes
Para finalizar, por que não uma sobremesa refrescante? Afinal, um sorvete vai muito bem com o clima de verão do Ceará.
No Carmel Charme você encontra os sabores:
- Queijo Coalho
- Morango
- Coco
- Chocolate
Carmel Cumbuco
1. Buquê de Folhas com Camarão
Mix de folhas, lascas de parmesão, camarões grelhados e mix de cogumelos servidos com molho de mostarda e mel.
Para quem deseja um prato mais leve, mas ainda sim regado a muito sabor e originalidade, o “Buquê de Folhas com Camarão” é sempre uma ótima pedida.
2. Peixada Tradicional Nordestina
Peixe cozido no leite de coco e legumes. Acompanha pirão e arroz branco.
Não tem como vir ao Ceará e não experimentar a verdadeira “Peixada Tradicional Nordestina”, não é verdade?
3. Stinco de Cordeiro
Corte de origem italiana, nosso Stinco de Cordeiro é confitado em baixa temperatura. Utilizamos a técnica de sous-vide para manter a integridade, umidade e sabor do prato. Servimos acompanhado de Risoto Milanês e molho roti.
Técnica, sabor e experiência em um único prato.
4. Lagosta ao Nero
Lagosta grelhada, salteada em azeite de ervas frescas, acompanha massa negra ao perfume de trufas negras e molho basílico de manjericão.
5. Cocadinha no forno
Cocada de forno, acompanhada com sorvete de tapioca.
Uma verdadeira união dos sabores cearenses.
Carmel Hotéis: uma verdadeira imersão pelo Ceará
Aqui na Rede Carmel Hotéis você vai experimentar nossa gastronomia de excelência, nossa cultura, e nossa história de amor pelo Ceará.
Mas além da cozinha cearense, os resorts Carmel são referência internacional de hospedagem, priorizando bem-estar, conforto e luxo em ambientes intimistas e experiências exclusivas.
Conheça os resorts:
Deixe um Comentário