Junho marca a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, um convite para repensar nossas escolhas e reforçar o compromisso com a preservação do planeta. Mais do que uma data simbólica, é um chamado à ação: cuidar dos recursos naturais, reduzir impactos e buscar caminhos mais sustentáveis de viver e conviver.
No universo do turismo, essa reflexão ganha ainda mais força. Afinal, os destinos que encantam e emocionam, são também os mais vulneráveis às transformações ambientais. Cuidar do meio ambiente é preservar a essência da nossa existência e manter o equilíbrio vital da natureza.

Na Rede Carmel, esse cuidado é parte da essência. Estamos presentes em locais de beleza rara e sabemos que a manter viva exige responsabilidade. Cada detalhe dos nossos bastidores, desde a energia que utilizamos ao tratamento dos resíduos que produzimos, é pensado para que o encanto da natureza siga sendo parte do presente e do futuro do nosso planeta.
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, queremos reforçar nosso compromisso com práticas conscientes e transformadoras. Porque acreditar em viagens memoráveis é, também, acreditar em um turismo que respeita e valoriza à natureza. Confira algumas práticas que promovem impacto positivo na natureza, que você deve notar nos lugares que visita e que você pode adotar nos lugares por onde passa.
1. O impacto das energias renováveis no meio ambiente
A preservação começa com decisões simples, mas consistentes. A substituição das luminárias por modelos de LED e a instalação de sistemas com timer são exemplos de como pequenas mudanças operacionais ajudam a reduzir o consumo de energia. Um cuidado que se soma ao investimento em fontes renováveis, com a instalação de painéis solares, que garantem uma operação mais limpa e eficiente.
Nos resorts Carmel, esse cuidado se traduz em sistemas de timer, iluminação eficiente e no uso de painéis solares que alimentam nossa operação com energia renovável e consciente.

2. Do que descartamos, o que podemos transformar?
Sustentabilidade também é sobre dar novo valor ao que seria descartado. O que sai da rotina pode, muitas vezes, entrar em um ciclo de transformação.
Ao estabelecer parcerias com ONGs, cooperativas e associações nos municípios em que estamos localizados, viabilizamos o reaproveitamento de 100% dos nossos resíduos recicláveis que, de outro modo, seriam descartados. Com isso, tecidos, uniformes, plásticos, metais e lixo orgânico são reciclados, geram renda e fortalecem a economia local.
3. Mãos que cuidam: a força da comunidade no cuidado com meio ambiente
Preservar a natureza é um compromisso coletivo. Quando diferentes mãos se unem por um mesmo propósito, o cuidado ganha força.
Em nossos destinos promovemos ações de limpeza de praias e lagoas, reunindo colaboradores, voluntários e hóspedes em mutirões que unem propósito e pertencimento. Um gesto coletivo que reforça o valor da união no cuidado com o meio ambiente.

4. Sustentabilidade com propósito e estratégia
Cuidar do meio ambiente não é uma ação pontual, é uma escolha contínua, feita com visão e propósito. A criação de um Comitê ESG fortalece esse compromisso, reunindo diferentes áreas em torno de uma mesma missão: pensar, propor e multiplicar práticas que respeitem o meio ambiente, valorizem as pessoas e inspirem mudanças.
Nos destinos Carmel, nosso Comitê ESG, fortalece nossa cultura e nos move em direção a um turismo mais consciente e responsável.
A natureza como parte da experiência
Cuidar da natureza é, também, cuidar da experiência que oferecemos e do legado que deixamos. Cada ação, por menor que pareça, tem o poder de reverberar e inspirar. Afinal, preservar o meio ambiente é viver em harmonia com o entorno, respeitando os ciclos, as pessoas e a paisagem.
Neste Dia do Meio Ambiente, seguimos com a certeza de que não há futuro sustentável sem ação presente. E que cada passo, por mais silencioso, ajuda a transformar o mundo em um lugar melhor para todos.
Dia Mundial Do Meio Ambiente: como causar um impacto positivo na natureza durante suas viagens
Dia Mundial da Água: A importância da preservação e o como fazer a diferença
Turismo de bem-estar: Como o destino certo pode transformar corpo e mente
Deixe um Comentário