No dia 5 de junho celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data importante que nos faz refletir sobre nossas ações e o impacto que elas têm sobre a natureza.
Até mesmo quando estamos viajando podemos tomar atitudes que irão contribuir para a preservação socioambiental a partir do turismo responsável.
Essa prática procura fomentar o setor turístico, respeitando a comunidades locais e zelando pela proteção do meio ambiente.
Ou seja, mesmo ao viajar podemos adotar práticas sustentáveis que irão impactar positivamente as comunidades e à natureza ao seu redor.
Mas você sabia que além dessas ações individuais, até a escolha do destino pode influenciar na sua contribuição com o turismo responsável?
Neste artigo você vai descobrir quais práticas adotamos na Rede Carmel Hotéis para preservar o meio ambiente em que estamos inseridos.
5 práticas que impactam positivamente a natureza
1 – Uso de energia renovável
A energia renovável pode ser extraída através de recursos naturais, como o sol, o vento, a água e até matéria orgânica. Sua principal contribuição positiva para a sociedade é a diminuição da emissão de gases poluentes, desenvolvimento sustentável e no combate às mudanças climáticas.
Todos os nossos resorts utilizam energia solar, uma fonte inesgotável de energia que não agride o meio ambiente.
2 – Instalação de estações de tratamento de esgoto
As Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) são estruturas projetadas para que a água residual de atividades humanas, o esgoto, seja tratada e devolvida ao meio ambiente sem poluição.
Com resorts inseridos em destinos paradisíacos e que impactam diretamente a economia e cultura local, essa prática é fundamental para o tratamento dos efluentes de forma ágil e eficaz, e contribui significativamente para a preservação da natureza.
3 – Reutilização do óleo de cozinha
Quando descartado incorretamente, o óleo de cozinha depois de utilizados pode causar uma série de prejuízos ao meio ambiente como contaminação do solo, poluição da água, entupimento de esgoto e morte de animais marinhos.
Porém, a prática da coleta seletiva permite que o óleo seja destinado a empresas especializadas que podem reutilizar esse óleo para na produção de biodiesel, tintas e até sabão, diminuindo seu impacto negativo na natureza.
4 – Doação de recicláveis
Existem diversos tipos de materiais que podem ser reciclados como plástico, vidro, papel, metal etc. Ao fazer a separação desses materiais e a doação para pessoas coletoras de materiais recicláveis, contribuímos não apenas com o meio ambiente como também com um ciclo econômico sustentável.
Essa prática reduz consideravelmente a poluição do solo em aterros e na própria cidade, além de evitar que cheguem até os mares e rios.
5 – Ações de limpeza de praia
O descarte irregular de lixo em praias impacta diretamente a vida marinha. No Ceará, que possui 573 quilômetros de zona costeira, “cerca de 6,6 toneladas de resíduos foram removidos da água nessas áreas”, segundo o jornal Diário do Nordeste.
A limpeza das praias nas quais estamos situados já se trata de uma prática e ação recorrente que envolve colaboradores, hóspedes e parceiros, e é de extrema importância para a preservação do meio ambiente e da vida marinha.
Os destinos que você visita promovem esses tipos de ações?
Cada vez se torna mais necessário que todas as empresas não só estejam engajadas na preservação da natureza, como também tenham isso intrínseco em sua cultura para que contribuam ativamente com o turismo responsável.
Um dos nossos principais valores é a responsabilidade socioambiental, por isso além de realizar cada uma dessas práticas, estamos sempre trabalhando ativamente para impactar positivamente as comunidades locais, a natureza ao nosso redor e, é claro, a sociedade como um todo.
Quer saber mais sobre os nossos destinos? Clique aqui.
Leave a Comment